SINDICATO JOGADORES PROFISSIONAIS APRESENTA PROJETO INTERNACIONAL

Esta quinta-feira, o Sindicato de Jogadores Profissionais (SJPF) realizou a apresentação de um novo programa: “European perspectives on Dual Career of Athletes” que decorre no âmbito do projeto YODA Mentors, integrado no Eramus+ da União Europeia.

O projeto com ligações a Espanha, Itália, Letónia e Lituânia, pretende encontrar uma solução para que os atletas consigam conciliar a carreira profissional com a académica. «Pretendemos que quem seja atleta não o deixe de ser para estudar, e que quem estude não deixe de fazer uma carreira profissional», explicou Bruno Avelar Rosa, membro do SJPF.

Pretende-se assim que seja criada a figura do mentor – um ex-treinador, professor universitário ou psicólogo desportivo – que consiga fazer a ligação entre o clube e o atleta – só jogadores pertencentes aos quadros das seleções nacionais dos respetivos países ou que façam parte de projetos olímpicos é que podem fazer parte.

Em Portugal, a fase inicial do projeto estará a cargo dos professores Duarte Lopes e Víctor Lopes, em parceria com o SJPF. Sendo que para o próximo ano apenas estarão presentes quatro mentores (dos vários países) e 16 atletas naquele que será o ano piloto.

https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/790743

Categories: MSEs

Leave a Reply